Como funciona uma consulta Floral?
Pollyana Teixeira Peza
8/12/20242 min read


Essa é a pergunta mais frequente que eu recebo quase diariamente. Gostaria de falar inicialmente da terapia floral e em seguida como eu realizo a consulta.
A terapia floral foi descoberta pelo médico Edward Bach em 1930 na Inglaterra e desde lá várias pessoas médicos, fisioterapeutas e pessoas que não tem formação alguma podem se beneficiar dessa terapia. A filosofia dele é baseada na simplicidade, compaixão e humildade. Ele acreditava que a responsabilidade pela cura está na mão do próprio cliente e que os terapeutas florais são como facilitadores desse processo de cura. O que na terapia floral chamamos de "Cura-te a ti mesmo".
Como é a consulta floral?
A consulta é online com duração de uma hora por chamada de vídeo.
Faço uma breve apresentação da terapia floral, das 38 essências e também da filosofia do Dr. Bach. Faço algumas perguntas sobre hábitos de saúde, como: sono, atividade física, acompanhamentos de saúde em geral e se faz algum uso de alguma medicação.
Muitos clientes procuram a terapia floral com os diagnósticos dos médicos, principalmente: Ansiedade, Depressão e Transtorno de Déficit de Atenção e outros.
É sempre importante e pergunto sobre os acompanhamentos médicos, mas na Terapia Floral falamos das emoções, como: medo de dirigir, dificuldades de decidir entre duas situações, dificuldades com mudanças na vida, raiva, mágoa de alguma pessoa e ódio. Todas essas emoções que não tratadas de uma forma correta se manifestam no nosso corpo físico nas doenças que conhecemos.
A partir dessa explicação iniciamos a nossa conversa terapêutica e de acordo com o cliente e as suas dificuldades emocionais iremos escolher um ou até seis florais, no máximo. Vejo que nessa hora, os clientes tem muitas dificuldades de falar sobre a sua pessoa e se definem pelo diagnostico médico.
" Ahhh sou muito ansiosa"
" O meu Déficit de Atenção não me deixa continuar os meus tratamentos"
Nesse momento, ajudo o cliente a olhar para o seus sentimentos, o que o incomoda e dificulta a ser uma pessoas mais equilibrada, e como o Dr. Bach falava a corrigir a suas falhas emocionais com a escolha correta dos florais.
É uma escuta, que envolve empatia, sensibilidade e percepção sutis da expressão corporal do cliente, é como chamamos uma escuta humanizada.
Após tudo isso envio a receita para o cliente via whatsapp e a explicação de como usar os florais, que podem ser manipulados em farmácias de Homeopatia da sua confiança ou a compra do floral original.
Gostaram desse conteúdo, querem saber mais? Me sigam nas redes sociais ou podem me mandar alguma pergunta por aqui!
